sábado, 25 de abril de 2009

confiem em Deus

Texto Bíblico

Lucas 24.36-49


36Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse:

– Que a paz esteja com vocês!

37Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. 38Mas ele disse:

– Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? 39Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho.

40Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. 41Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou:

– Vocês têm aqui alguma coisa para comer?

42Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, 43que ele pegou e comeu diante deles. 44Depois disse:

– Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos.

45Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas 46e disse:

– O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. 47E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. 48Vocês são testemunhas dessas coisas. 49E eu lhes mandarei o que o meu Pai prometeu. Mas esperem aqui em Jerusalém, até que o poder de cima venha sobre vocês.


Mensagem:


Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Confiem em Deus


Que a Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês.


Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? (Lc 24.38)

Esta foi a pergunta feita por Jesus aos seus 11 discípulos. Certamente os homens que mais conheciam o Mestre, mas que estavam assustados e confusos.

O texto paralelo a este, de Mateus 28, ainda revela que os discípulos estavam cheios de dúvidas: "E, quando viram Jesus, o adoraram; mas alguns tiveram suas dúvidas." (Mt 28.17).


Dúvidas são comuns na vida do ser humano.

Você nasce e seus pais se enchem de dúvidas:

Como vai ser daqui em diante? Como vai ser nossa vida? Como vamos pagar tanta fralda?

Na primeira febre seus pais se assustam:

O que é que está acontecendo? Será que é grave?

O tempo vai passando e as dúvidas permanecem:

Como será o futuro do meu filho? Vai ser uma boa pessoa? Terá uma boa família? Ensinei tudo que ele precisava saber?

O tempo corre:

Qual escola estudar? Que faculdade escolher? É tempo de namorar ou estudar? Devo beber ou não? Devo usar drogas ou não? Devo casar ou não? É hora de ter filhos ou não? Que emprego buscar?

E estas são apenas algumas poucas dúvidas que passam pela cabeça do ser humano durante a vida.

Fora estas, existem ainda as dúvidas existenciais:

De onde eu vim? Pra onde vou? Existe vida em outros planetas? Existe uma vida eterna? Será que essas histórias de Jesus são verdadeiras? Nesse momento de sofrimento, será que Deus me abandonou? Será que Deus existe? E, se existe, se importa comigo?


Jesus pergunta:

Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? (Lc 24.38)

Confiem em Deus.

É a resposta mais simples e mais fácil. E também é a resposta verdadeira: confiem em Deus sempre.

É fácil confiar em Deus quando tudo vai bem. Mas e quando tudo parece desandar?

É neste momento que o inimigo aproveita para encher nossa cabeça de dúvidas. Dúvidas que nos afastam de Deus e da comunhão com os irmãos. E no momento da dúvida é preciso fazer o caminho inverso ao que quer o inimigo. É hora de buscar resposta em Deus. É hora de mergulhar mais e mais na leitura bíblica, na participação dos cultos, na oração, para que Deus, a seu tempo, nos console e nos tire todas as dúvidas.


Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? (Lc 24.38)

Você confia em Deus? Então testemunhe Jesus.


Você crê em Jesus? Ou tem dúvida? Se você crê... Se você confia nele como o seu Salvador... Se você sabe que ele quer salvar a todas as pessoas, então por que não falar dele a todos. Lembre do que ele disse: "Vocês são testemunhas dessas coisas." (Lc 24.38).

Somos os embaixadores da boa nova da Salvação.

Salvação que Deus começa em nós e em nós quer permanecer. Por isso o Senhor, em sua misericórdia, nos deixou Batismo, Santa Ceia e a sua Palavra. Nestes meios o Senhor nos fortalece a fé, nos perdoa pecados. Nos torna fortes, para resistir aos ataques do inimigo.

Na companhia dos irmãos, o Senhor nos capacita ao testemunho fiel e dedicado. Levando Cristo para Todos.


Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? (Lc 24.38)

Confiem em Deus e testemunhem a fé que vocês têm.

A confiança em Deus nos traz paz.

Mas o que é confiar em Deus?

É seguir como Abraão. Saindo de sua terra, porque Deus assim o tinha mandado. É acreditar que seria uma grande nação, mesmo que aos 100 anos ainda não tinha nenhum filho. É ver este filho crescendo e ouvir Deus pedindo: "me ofereça seu filho em sacrifício", e sair para cumprir a ordem de Deus. É ter que olhar pro filho, que perguntava: "onde está o carneirinho", e responder com o coração angustiado, mas confiante: "Deus vai providenciar".

Confiar em Deus é, como Jó, resistir aos insultos dos amigos e da família e permanecer crendo no Senhor. É perder tudo e ainda assim não amaldiçoar aquele que "deu e tirou".

Confiar em Deus é, como Davi, sair do meio de seus parentes para ser o maior Rei de Israel, seguindo os ensinamentos do Senhor.

Confiar em Deus é como a menina Maria, que ainda solteira, ao saber que seria a mãe de Jesus responde: "Aqui estou, que se faça em mim a tua vontade".


Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? (Lc 24.38)

Talvez não fiquemos assustados quanto ao nosso futuro eterno, pois cremos em Jesus e, pela fé, somos salvos.

Mas certamente temos dúvidas a respeito do futuro eterno de muitos de nossos amigos e parentes. O que será deles depois da morte? E eu, o que fiz para mostrar o caminho da salvação?

Nós temos a resposta certa para esta pergunta. Aquela que não deixa dúvidas: Confie em Jesus e você será salvo. Se esta notícia permanecer em nós e chegar aos outros, todos nós seremos salvos.

Esta é a maravilhosa notícia da Páscoa: Jesus ressuscitou e vive eternamente. Um dia, que só Deus sabe, o Salvador voltará para mandar os condenados à perdição e para levar consigo os fiéis.

Estes irão para o Reino eterno de Deus, que está preparado desde a fundação do mundo.


Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? (Lc 24.38)

Confiem em Deus e testemunhem Jesus.

Por meio do nosso testemunho, o Senhor ainda chamará a muitos e eles serão salvos. Pois todo aquele que parar de duvidar e crer no Senhor Jesus será salvo.

Confiem em Deus, pois ele nos trouxe a salvação. Amém.


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ


Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...