sábado, 2 de maio de 2009

eu sou o bom pastor

Texto Bíblico.

11– Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a vida pelas ovelhas. 12Um empregado trabalha somente por dinheiro; ele não é pastor, e as ovelhas não são dele. Por isso, quando vê um lobo chegando, ele abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca e espalha as ovelhas. 13O empregado foge porque trabalha somente por dinheiro e não se importa com as ovelhas. 14-15Eu sou o bom pastor. Assim como o Pai me conhece, e eu conheço o Pai, assim também conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem. E estou pronto para morrer por elas. 16Tenho outras ovelhas que não estão neste curral. Eu preciso trazer essas também, e elas ouvirão a minha voz. Então elas se tornarão um só rebanho com um só pastor.

17– O Pai me ama porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez. 18Ninguém tira a minha vida de mim, mas eu a dou por minha própria vontade. Tenho o direito de dá-la e de tornar a recebê-la, pois foi isso o que o meu Pai me mandou fazer.


Mensagem.

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Eu sou o bom pastor.


Que a Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês.

Certamente a maioria de vocês nunca viu uma criação de ovelhas. Também não temos muita noção de como esta criação se dava e de tudo que ela envolvia na época de Jesus.

Ainda hoje existem muitas pessoas que criam ovelhas. Tanto para produção de lã, quanto para a venda de carne.

Pra entender claramente o que Jesus quer dizer, precisamos conhecer um pouco do trabalho do pastor de ovelhas.

A ovelha é um animal dócil, indefeso contra os perigos e que necessita de muitos cuidados por parte do pastor. Especialmente nos tempos bíblicos, existiam muitos ladrões e animais ferozes que rondavam as criações de ovelhas. O pastor tinha que ficar em constante alerta contra os perigos. Além disso, era o pastor que levava as ovelhas para o pasto e depois as reconduzia de volta em segurança ao aprisco. Um dos trabalhos do pastor era achar local de bom pasto e água fresca para seu rebanho.

Esse é o exemplo dado por Jesus, o nosso bom pastor.

Mas hoje estamos vivendo uma época de multiplicação de pastores. Aliás, parece que o nome pastor nem serve mais. Pois temos apóstolos, missionários, evangelistas, bispos, levitas, anjo da igreja e tantos outros nomes, que nem dá pra lembrar todos.

O próprio Senhor Jesus advertiu quanto a esta multiplicação em Mateus 24.24-25: "aparecerão falsos profetas e falsos messias, que farão milagres e maravilhas para enganar, se possível, até o povo escolhido de Deus. Prestem atenção! Eu estou dizendo tudo isso, antes que aconteça."

Mateus 7.15: "Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos selvagens." Mateus 24.11: "muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente.".

Pedro, inspirado pelo Espírito Santo diz: "No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade." (2Pe 21.1-2).

Ainda, o Senhor, alertou àqueles que têm proeminência na igreja: "Ai de vocês quando todos os elogiarem, pois os antepassados dessas pessoas também elogiaram os falsos profetas." (Lc 6.22).


Estes são muitos exemplos de pastores que temos hoje. Que deveriam estar guiado o povo ao Bom Pastor.

E já estamos avisados há muito tempo sobre isso. Mas mesmo assim, muita gente os tem seguido. Muitas pessoas sabem de cor o Salmo 23, mas se esquecem de quem é o único e verdadeiro Bom Pastor. Aquele que guia suas ovelhas em segurança até a fonte de comida e bebida e depois volta para casa com elas em segurança.


Me permitam um exemplo talvez mais claro destas aberrações.

Abram suas bíblias em Gênesis 11.

Domingo passado, antes de vir à igreja, vi um dos piores exemplos de manipulação das pessoas usando a Bíblia de forma errada.

Aquele que se dizia pastor, ou apóstolo, não me lembro, pediu que as pessoas lessem Gn 11.4, vamos ler:

"Aí disseram: —Agora vamos construir uma cidade que tenha uma torre que chegue até o céu. Assim ficaremos famosos e não seremos espalhados pelo mundo inteiro."

Então o falso pastor disse: Vamos ver também o versículo 6, para ver o que Deus quer nos dizer.

Vamos ler este também:

"O Senhor disse assim: — Essa gente é um povo só, e todos falam uma só língua. Isso que eles estão fazendo é apenas o começo. Logo serão capazes de fazer o que quiserem." (Gênesis 11.6)

— É nessa fé que nós vamos ao templo hoje. Venha você também! Veja o que o próprio Deus está dizendo. Nós seremos este povo que é capaz de fazer o que quiser...

Esta foi uma das piores coisas que presenciei atualmente. Uma manipulação vergonhosa com um único intuito: enganar o povo para que vá a um lugar que chamam de Templo.

Aquele homem não se deu conta, ou não quis ver, que o texto usado para o exemplo trata do relato da torre de Babel, onde o povo desobedece a Deus e, por isso, Deus o castiga. Deus os tinha mandado se espalharem pelo mundo, mas, desobedecendo resolveram construir uma torre que os manteria juntos.

Para evitar o mal aos próprios homens, Deus desce e confunde suas línguas, fazendo com que não possam mais viver juntos. Assim Deus espalha as pessoas pelo mundo.

O orgulho tinha tomado conta do povo e para proteger o próprio povo, Deus os espalha pelo mundo. Mas este texto foi usado para dizer às pessoas, que elas fariam parte daquele povo que pode fazer o que quiser.

Isso é enganação.


O engano é coisa do falso pastor. Ele pode até falar da palavra de Deus, mas a usará para enganar as pessoas.

O próprio Diabo, na tentação de Jesus usou textos bíblicos, para tentar convencer Jesus a desistir de sua tarefa.

Mas Jesus é o Bom Pastor e não desistiu.

O Bom pastor deu a sua vida pelas ovelhas.

Jesus não é como o falso pastor, que ao menor sinal de perigo abandona as ovelhas para que elas se virem sozinhas. Ele não trabalha para ajuntar dinheiro. Ele quer proteger as ovelhas.

Jesus lutou por nós e venceu Diabo, Inferno e morte. E por causa dele temos a vida eterna.

Ele não é qualquer pastor, ele é o Bom Pastor.

Que quer continuar guiando nossos passos todos os dias. Que nos orienta em sua Palavra e nos alimenta na Santa Ceia.


Eu sou o Bom Pastor — disse Jesus.

Este pastor jamais abandonará nenhum de vocês. Mesmo que o momento seja do pior sofrimento.

Este bom pastor olhará para vocês com todo o carinho e os conduzirá às águas tranquilas. Ele deu a sua vida para nos ter junto de si. Depois de ressuscitado, subiu aos céus. De lá ele voltará no último dia e dará a salvação eterna a todos que forem suas ovelhas.

E, pela fé, nós fazemos parte deste rebanho.

Somos ovelhas do Bom Pastor. Não há maior segurança que esta.

O Senhor é o nosso Bom Pastor e todos aqueles que creem nele serão salvos. Amém.


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...