domingo, 28 de junho de 2009

acompanhados por Deus temos esperança

Culto Cantate Distrito Rio de Janeiro

Que a graça do Senhor Jesus Cristo,
o amor de Deus
e a presença do Espírito Santo
estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Texto Bíblico: Mt 6.24-34


Mensagem:

Acompanhados por Deus temos esperança

Queridos irmãos em Cristo.

Na verdade, depois do hino cantado a pouco pelo Coral Bom Pastor, me sobra muito pouco para falar. Pois o hino que ouvimos, refletindo o evangelho escolhido para este culto, lembra:

"Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos?" (Mt 6.26).

E ainda: "Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores." (Mt 6.28-29).

Obviamente este texto não está dizendo para vivermos relaxadamente. E muito menos para que não trabalhemos. Ele é um texto que expressa confiança em Deus. E essa confiança nos enche de esperança, mesmo em dias sombrios como um vale da morte.

Em Mateus, Jesus está nos lembrando quem realmente nos dá todas as coisas: de Deus Pai. É ele que nos enche da verdadeira esperança.

E Jesus ainda conclui:

"Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: 'Onde é que vamos arranjar comida?' ou 'Onde é que vamos arranjar bebida?' ou 'Onde é que vamos arranjar roupas?' Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas." (Mt 6.31-33)

E certamente aí está o grande problema na vida cristã. Temos tantas coisas pra colocar em primeiro lugar, que Deus acaba relegado a um canto. Quando sobra o canto pra ele!

Nossa vida moderna, que parece cada vez mais cheia de afazeres, nos distancia do amor de Deus e acaba nos deixando sem esperança. Estamos sempre correndo atrás do relógio, das finanças, da saúde...

Precisamos de tempo para o trabalho — dentro e fora de casa —, para a TV, pro computador (no trabalho)..., pro cinema, pro shopping, pra pagar documentos, pra levar os filhos à escola, pra ir à escola, pro computador (nos estudos)..., pro balé, pro karatê, pra natação, pras aulas de inglês, espanhol, chinês, mandarim, pro computador: orkut, msn, facebook, blogs, etc...

A gente cansa só de pensar nisso tudo. E já sabe que não vai ter tempo pra tanta coisa. O que fazer então?

Priorizar.

Esta é a receita de Jesus: priorizar:

"ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas".

O que é importante? Qual a prioridade?

Lembro-me de uma canção que talvez vocês conheçam:

|: Senhor, dá tempo pra mim.

De ocupar, minha vida contigo. :|

|: Se não eu vou pelo vento

e perco o meu tempo caindo em perigo. :|

Esta música fala de prioridade, porém ela não reflete verdadeiramente a realidade. Pois Deus nos dá o tempo. É dele que ganhamos cada segundo. Nós é que o desperdiçamos em coisas de menos valor. Então deixamos de ser acompanhados por Deus. Não porque Deus nos abandone, mas porque nós o abandonamos.

E desacompanhados de Deus, perdemos a esperança, tanto para esta vida, quanto para a vida eterna.

Mas acompanhados por Deus, temos esperança.

É este o tema deste culto Cantate.

Sozinhos, nos desesperamos, acompanhados por Deus, temos esperança.

Vejam os pássaros e os lírios, ou como a poesia do Pr. Nestor:

"Vede os lírios, belos perfumados,

lírios tão puros, alvos como a neve,

pontuando os campos, solidões distantes,

num adorno agreste, momentâneo, breve.

Olhai as aves do céu:

não semeiam e não colhem, nem ajuntam.

Contudo, vosso Pai celeste as sustenta.

Entretanto vós valeis, sim muito mais

do que as aves, as aves do céu."


Vocês valem tanto para Deus, a ponto de ele entregar seu único Filho por vocês. E por causa de Jesus, nós temos a salvação. Isso não enche vocês de esperança?

O Senhor lhes dá todo o tempo do mundo, por isso a desculpa de estar sem tempo não cola. O que falta é nos dedicarmos às prioridades: ler a Palavra de Deus, orar, estar na Casa do Pai, participar da Santa Ceia, receber o perdão e Deus "lhes dará todas essas coisas".

Promessa do Salvador Jesus.

E Jesus é aquele que nos acompanha junto ao Pai e ao Espírito Santo até o fim dos tempos, como prometeu no fim do Evangelho de Mateus: "...lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos." (Mt 28.20).

Não estamos sozinhos. Estamos acompanhados por Deus. E acompanhados por Deus temos esperança de dias melhores aqui e incomparavelmente melhores na eternidade.

Que nós possamos sempre cantar (e quem souber pode cantar junto):

|: Senhor, dá tempo pra mim.

De ocupar, minha vida contigo. :|

|: Se não eu vou pelo vento

e perco o meu tempo caindo em perigo. :|


Assim nunca ficaremos desesperançados. Pois acompanhados por Deus, temos esperança sempre. Amém.


E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...