terça-feira, 11 de outubro de 2011

Espírito Santo

espirito-santo-imagemO Espírito Santo esteve presente no batismo de Jesus em forma de uma pomba (Mc 1.5-11). No Pentecostes, o Espírito Santo marcou sua presença por meio de sinais: um som como de um forte vento e línguas como de fofo (At 2.1-4). O Espírito Santo também inspirou a Bíblia (2Tm 3.16).
O únic o Deus verdadeiro é a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo. Geralmente o Espírito Santo é citado em terceiro lugar (Mt 28.19), por isso dizemos que ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Mas isso não significa que ele é de menor importância que o Pai e o Filho.
O Espírito Santo é verdadeiro Deus assim como o Pai e o Filho.
O Espírito é santo, sem pecado. Ele é chamado santo porque ele mesmo é santo e porque santifica a nós também. Além de santo, o Espírito tem todas as demais qualidades que o Pai e o Filho têm: é justo, todo-poderoso, onisciente, amor, etc.
O Espírito Santo cria e dá a fé pelo ouvir do Evangelho.
O Espírito Santo santifica as pessoas que chegam á fé.
O Espírito Santo ilumina na fé verdadeira com os seus dons.
O Espírito Santo conserva na fé os crentes.

2 comentários:

  1. Nossa q legal vcs colocaram o Vitral do Espírito Santo do Vaticano da Igreja Católica Apostolica Roma!!
    Parabéns pela iniciativa!!

    ResponderExcluir
  2. A Igreja luterana também cultiva a boa tradição dos símbolos eclesiásticos. E este vitral é muito bonito. Há muitas igrejas luteranas que têm seus vitrais lembrando muita coisa da história do cristianismo e da nossa Salvação em Jesus Cristo.
    Pastor Jarbas

    ResponderExcluir

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...