terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Cristo para Todos

Lc 2.22-40

1º Domingo após o Natal

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

bemaventurancas A Paz do Senhor Jesus esteja com todos vocês. Amém.

Ainda nos textos do Natal, vemos acontecimentos registrados pelo Evangelista Lucas. E o evangelista mostra Maria e José cumprindo rituais exigidos pela Lei Judaica.

Jesus Cristo não precisava ser circuncidado e assim, não precisava derramar de seu sangue para fazer parte da aliança com Deus, mesmo assim, para cumprir toda a lei, seus pais o levam ao templo.

E também, como era ordenado às mulheres que dessem à luz, Maria fez o sacrifício para sua purificação e, o pequeno Jesus, com apenas uma semana de vida, foi circuncidado, como diz o versículo 21: “Uma semana depois, quando chegou o dia de circuncidar o menino, puseram nele o nome de Jesus. Pois o anjo tinha dado esse nome ao menino antes de ele nascer.”. E naquela ocasião, no templo, acontece o encontro com Simeão.

De Simeão sabemos apenas o que o Lucas nos revela. E o que sabemos é suficiente para nos mostrar que ele era um homem “bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel”. E a ele o Espírito tinha prometido que veria a salvação de Israel, antes de morrer.

Qual deve ter sido a alegria de Simeão naquele dia, pois chegando ao templo, ele se encontra com Maria, José e o pequeno Jesus. Orientado pelo Espírito não restam dúvidas e por isso Simeão canta um hino tão lindo que toda cristandade canta ainda hoje.

Por meio do canto de Simeão, cheio de confiança e esperança, o Senhor ensina sua vontade salvadora às pessoas de todos os tempos. E por isso, as palavras de Simeão são para nós também.

Mas o que Simeão ensina?

Simeão nos Lembra que o Senhor cumpriu a sua promessa e a salvação veio para todos os povos.

Notem que não é apenas para os judeus, mas é a salvação que preparou na presença de todos os povos... para mostrar o caminho aos não judeus e trazer a glória a Israel.

Comecemos por esta última afirmação:

“dar glória ao teu povo de Israel”.

Por meio de Cristo, o povo de Israel será glorificado, pois dos judeus veio a Salvação. Todos reconhecerão as bênçãos de Deus para este povo, pois do meio dele se levantou o salvador da humanidade. Assim como toda a cristandade chama Maria de Feliz ou Bem-Aventurada, por ter sido a mãe de Jesus.

Porém o Salvador não veio apenas para os judeus. Ele veio pelos judeus, mas para todos.

Porque por meio de Israel, o Senhor disse: “Eu, o Senhor, o chamei e o peguei pela mão, para que haja salvação por meio de você. Eu o criei e o enviei como garantia da aliança que vou fazer com o meu povo, como a luz da salvação que darei aos outros povos;” (Is 42.6).

Desde o começo a Salvação é para todos. Mesmo que por meio da Nação Santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Aliás, em Cristo, nós também somos tornados parte deste povo, pela fé. E nos unimos aos descendentes espirituais de Abraão, Isaque e Jacó.

E que bom que é assim, pois se assim não fosse, nós, os não judeus, não faríamos parte dos salvos. Nós não poderíamos ter a confiança que teve Simeão ao dizer: agora sim Senhor! Posso morrer em paz, pois eu já vi a salvação.

Com Simeão nós também já vimos a salvação humanada. Mesmo que de longe e por meio dos relatos dos primeiros cristãos... Vimos com os olhos da fé.

E pela fé, para nós, é uma realidade, tal qual foi para Simeão tomar Jesus nos braços.

Este hino de Simeão enfatiza definitivamente o fato da graça ser para todos e que ninguém está excluído da salvação que Cristo adquiriu.

No mesmo hino Simeão ensina aos cristãos os efeitos da graça sobre aqueles que creem em Jesus. Pois todos receberão a iluminação do evangelho na sua mente e no seu coração e se tornarão participantes da glória que pertence ao Messias.

Assim também, os cristãos aprenderão, com Simeão, a encarar sua morte temporal como uma libertação, ou como uma partida para um lugar melhor, pois adormecem em Jesus.

Foi isto também que Lutero lembrou, quando escreveu: “Todo aquele que tem este Salvador, o Salvador de Deus, podem ter um coração pacífico e tranquilo. Pois, mesmo que a morte seja tão terrível, o pecado tão poderoso, o diabo tão perverso e peçonhento como o queira ser, nós, ainda assim, temos o Salvador de Deus, isto é, um Salvador Todopoderoso e eterno. Ele é suficientemente forte para nos transportar da morte para a vida e do pecado para a justiça.”

Pois bem, esta notícia, que deve alegrar a todo o povo, também aos descrentes, precisa alcançar a todos, mas como ela vai chegar aos outros se os cristãos não falarem? E como falaremos daquilo que não conhecemos?

É preciso estudar a Palavra do Senhor e meditar nela dia e noite. Para assim estarmos bem preparados para defender e propagar a fé em Jesus Cristo.

Certamente o nosso tempo é escasso, mas existem meios modernos de arranjarmos mais um tempinho. Por exemplo, você não tem tempo de ler a Bíblia, mas vai de carro, ou ônibus ou qualquer outro meio de transporte ao trabalho... Você tem uma ótima oportunidade para conhecer a Bíblia. Muitos celulares hoje têm recursos de reprodução de áudio. E a Sociedade Bíblica tem a bíblia em Áudio, completa, pra ser ouvida. São cerca de 135 horas de áudio, ou seja, se você gasta 1 hora pra ir e 1 hora pra voltar do trabalho, você ouvirá a Bíblia toda em cerca de 13 semanas. Você poderá ouvir a Bíblia 4 vezes por ano, apenas indo e voltando do trabalho. Isso não é maravilhoso!?

Assim conheceremos melhor a Palavra do Senhor e ficaremos cada vez mais fortalecidos na nossa fé em Jesus Cristo. Porque o Espírito Santo agirá em nós enquanto ouvimos a Bíblia.

E vai nos lembrar sempre que Jesus veio para salvar a todos, não apenas a nós que estamos dentro desta igreja hoje. Ele quer salvar cada pessoa que ainda não o conhece e para isso chamou a todos nós.

Não percam as oportunidades de crescer em Cristo, vindo aos cultos, participando dos congressos e outras atividades relacionadas à Palavra de Deus. Vocês vão crescer em conhecimento e sabedoria, mas não qualquer sabedoria. Crescerão na sabedoria que vem do alto. Sabedoria que lembra que depois desta vida vem a verdadeira vida. Aquela que o Salvador Jesus conquistou. E que enquanto estamos aqui o Senhor nos acompanha.

A Salvação é para todos, então fale de Jesus e você salvará a muitos e creia em Jesus e você será salvo.

Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...