sábado, 20 de março de 2010

Amanhã será incrível!

Isaías 43.16-21
5º Domingo na Quaresma

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).


Queridos irmãos em Cristo.
A paz do Senhor seja com todos vocês.
É costume dos cristãos lembrar tudo aquilo que Deus fez na sua vida. A cada aniversário nós lembramos da proteção e das bênçãos de Deus.
Até mesmo quem não acredita em Deus se lembra do dia do aniversário e comemora de alguma forma. Nós comemoramos aniversários de nascimento, de casamento e muitos outros. Comemoramos o Dia da Formatura de um filho e muitas outras comemorações.
Em todas estas ocasiões nós nos lembramos de todo aquele período que já passou e do qual se está saindo. Agradecemos por todos que ajudaram. Agradecemos por todos os obstáculos superados. E por estar bem no fim do período.
É realmente costume do ser humano olhar pra trás e lembrar o que passou.
No texto de Isaías Deus trás este costume à tona. E ele diz “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo.” (Is 43.18).
Lendo este versículo nós podemos até imaginar aquelas pessoas que vivem com saudades do passado. “Naquele tempo é que era bom”...
São pessoas que vivem no presente, mas com os pés no passado. Elas dizem mais ou menos assim: “antigamente era melhor... os filhos respeitavam os pais... as coisas eram mais fáceis... a gente tinha mais dinheiro. Pena que aquele tempo passou.” E assim os anos passam e essas pessoas continuam sempre achando que o melhor já passou. E na atualidade, pode ser que em muitos aspectos estejam certos.
mar abrindo Mas no caso da promessa de Deus não é assim. Ele diz: “Não fiquem lembrando do que aconteceu no passado, não continuem pensando nas coisas que fiz há muito tempo. 19Pois agora vou fazer uma coisa nova, que logo vai acontecer, e, de repente, vocês a verão.” (Is 43.18-19).
É isso mesmo! Não fiquem olhando para trás. Porque Deus já fez coisas grandiosas por nós, mas aquelas que ele ainda fará serão muito mais maravilhosas ainda. Ele nos protegeu na noite de ontem, na semana passada, no mês passado e em toda nossa vida. Mas agora ele diz que fará ainda muito mais. Coisas tão grandes que nos farão esquecer do passado.
Assim como um pai quer sempre o melhor para seu filho. Deus, nosso Pai quer o melhor para nós porque nós somos “o povo que criei para que fosse meu a fim de que desse louvores ao meu nome.” (Is 43.21).
Somos filhos de Deus e teremos todas as recompensas reservadas para aqueles que forem fiéis a Deus. Se nós vivermos uma vida de acordo com aquilo que Deus espera de nós, a recompensa será incomensurável.
Por isso é bom que nós demos uma olhada para trás hoje, para vermos se estamos sendo fiéis a Deus em nossa vida. Ao povo de Israel Deus disse: “Vocês se enojaram de mim e pararam de me adorar. 23Vocês não me ofereceram carneiros para serem queimados em sacrifício, nem me honraram com outros sacrifícios.” (Is 43.22-23).
O povo de Israel, quando estava em segurança se afastou de Deus. Mesmo Deus tendo os procurado com seus profetas.
tristeza Deus tinha feito tudo por aquele povo. Em troca ele esperava que esse povo o adorasse livremente, mas não foi isso que aconteceu. Se Deus quisesse poderia tê-los obrigado a fazer o que ele queria, mas Deus disse: “Eu não os obriguei a me apresentarem ofertas de cereais, nem fiquei exigindo que me oferecessem incenso. 24Vocês não foram obrigados a comprar plantas cheirosas para apresentá-las a mim, nem tiveram de me oferecer a gordura dos animais para me agradar. Pelo contrário, vocês me cansaram com os seus pecados e me aborreceram com as suas maldades.” (Is 43.23-24). Quer dizer, além de não fazer o que Deus esperava, o povo de Israel ainda fazia o que Deus proíbe. Além de não adorar ao Deus verdadeiro nos cultos, com suas vidas e com suas ofertas, o povo ainda ofendia a Deus com toda espécie de pecados.
E a nossa vida, como anda?
Nós temos adorado a Deus com nossa vida e com nossas ofertas? Nós estamos fazendo o que Deus espera de nós ou não?
Ele espera que nós o adoremos com nossas vidas, com nossa adoração em sua casa e com nossos bens. Mas além de não fazer isso, nós ainda ofendemos a Deus e ao nosso próximo com nossos pecados. Nós mentimos, ofendemos, deixamos de perdoar... E fazendo isso nós estamos cada vez mais afastados de Deus.
Lembrem-se que Deus nunca nos obrigará a ofertar, nem a vir à igreja. Ele quer que nós o façamos livremente. E sempre que fizermos a vontade de Deus seremos recompensados. Talvez aqui mesmo. Talvez somente na vida eterna. O certo é que Deus perdoará todos os pecadores por causa da fé em Jesus Cristo e recompensará todos os que forem fiéis até o fim.
Como o próprio Deus diz em (Is 43.25) “Mas eu — eu mesmo — sou o seu Deus e por isso perdôo os seus pecados e os esqueço.”
Deus perdoa àqueles que se arrependem de seus pecados e procuram viver uma vida agradável a ele. E esse perdão não é por nada que nós façamos. Ele perdoa porque Jesus Cristo morreu por todos nós e levará consigo a quantos creem nele. No momento da nossa morte estaremos passando deste vale de lágrimas para os braços do Salvador na vida eterna.
felicidade1 Como Deus diz em (Is 35.4-5): 4Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos.” 5...os cegos verão, e os surdos ouvirão; 6os aleijados pularão e dançarão, e os mudos cantarão de alegria. Pois fontes brotarão no deserto, e rios correrão pelas terras secas.”
Aquela novidade que Deus diz que está à nossa frente, na verdade, para o Cristão já está presente, pois “Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa; acabou-se o que era velho, e já chegou o que é novo.” (2Co 5.17). Não precisamos esperar a vida eterna para sentir a presença de Deus, ele se faz presente diariamente em nossas vidas. Que ele continue a nos abençoar dia após dia. Pois dias melhores estão à nossa espera, junto com Cristo. Amém.
E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Iguaçu-RJ

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...