domingo, 29 de maio de 2011

Como vive um cristão?

Jo 14.15-21
6º Domingo de Páscoa

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Co 13.13).

Sl 66.8-20 / At 17.16-31 / 1Pe 3.13-22 / Jo 14.15-21

Como vive um cristão?

A Paz do Senhor esteja com vocês. Amém.

Queridos irmãos em Cristo. Como vive um Cristão?

Não adianta olhar pro lado. Você é cristão. Então você deveria saber responder esta pergunta: “Como vive um Cristão?”

Vejamos a diferença entre cristão e não-cristão:

Um ser humano que não crê em Cristo nasce, cresce, quase sempre constitui família, morre e morre eternamente. Na vida o não-Cristão normalmente estuda e trabalha, até morrer...

Com o cristão acontece mais ou menos a mesma coisa. O cristão nasce, renasce, cresce, quase sempre constitui família, morre e vive eternamente. Na vida neste mundo o cristão normalmente estuda, trabalha, testemunha e depois vai pra vida eterna.

O cristão e o não-cristão nascem, crescem, quase sempre constituem família e morrem. A diferença é que o cristão nasce de sua mãe e depois renasce por meio da fé em Jesus e viverá eternamente com Cristo. E outra diferença é que aqui no mundo, além viver como qualquer pessoa, o cristão também testemunha sua fé.

Já o não-cristão só nasceu para este mundo e, sendo assim, morrerá eternamente.

Nós não somos como as pessoas do mundo. Nós somos renascidos pela fé em Jesus Cristo. Fomos batizados em nome de Deus. Nós somos templos do Espírito Santo. “O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês.” (Jo 14.17).

O Espírito Santo vive em nós. Ou “Será que vocês não sabem que o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo, que vive em vocês e lhes foi dado por Deus?...” (1Co 6.19)

Nós dizemos que somos cristãos. Mas será que nossa vida confirma isto? Vivemos como cristãos?

Aliás, como vive um cristão?

A primeira resposta é: “Obedecendo à Lei de Deus”.

Na sua vida diária, o cristão vai procurar cumprir tudo aquilo que Deus ordena. Jesus diz: “Se vocês me amam, obedeçam os meus mandamentos.” (Jo 14.15). E ainda: “ A pessoa que aceita e obedece aos meus mandamentos prova que me ama.” (Jo 14.21).

O cristão vive na Lei de Deus que foi resumida por Jesus em Mt 22: “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” (37) e “...Ame os outros como você ama a você mesmo.” (39).

Você vive como Cristão? Você obedece a Lei de Deus? Você ama o seu próximo e o seu Deus? Você se preocupa com sua vida cristã? Você dá o devido valor à Palavra de Deus e à Igreja dele? Você procura ajudar para que a Palavra de Deus seja anunciada? Você pelo menos tenta cumprir a Lei de Deus ou já desistiu de tentar?

Se você desistiu de tentar cumprir os mandamentos, você já desistiu de ser cristão, pois o cristão procura obedecer à Lei de Deus.

É verdade que o cristão falha. Mas ele pelo menos tenta. E, mesmo não conseguindo obedecer à Lei, arrependido encontrará perdão e misericórdia em Cristo.

O Espírito Santo que vive no cristão é o apoio para viver em Cristo. A Santa Ceia fortalece a vida cristã. A Palavra de Deus orienta no rumo certo. O Espírito Santo age em nós por estes meios.

Além de obedecer à Lei de Deus, o que mais faz parte da vida cristã? Como vive um cristão?

Obedecendo à Lei de Deus.

Também vive em paz com Deus e com os outros.

Viver em paz com Deus é cumprir os seus mandamentos o melhor possível. Não pra ganhar a Salvação, mas porque já fomos salvos por Jesus crucificado e ressurreto.

Viver em paz com Deus é poder confiar que aconteça o que acontecer, a nossa vida está sob o controle do Pai e ele não nos deixará desamparados nunca. Viver em paz com Deus é amar a Deus sobre tudo e sobre todos.

Viver em paz com Deus nos leva à paz com o próximo. Ajudando aos necessitados. Chorando com os que choram, perdoando e pedindo perdão.

Para viver em paz é necessário resolver os problemas. Uma atitude não-cristã é sair da igreja porque eu não me dou bem com essa ou com aquela pessoa. A atitude cristã é procurar se dar bem com todos, apesar das falhas que cada um tem.

Para estar em paz com Deus e com nosso próximo, nós precisamos passar por cima do nosso orgulho. É preciso reconhecer que tudo o que somos e temos vem de Deus e saber também que Deus quer que nós vivamos como cristãos: em paz com o nosso próximo. Não dá para ter paz com Deus sem estar em paz com as pessoas. 23Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, 24deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.” (Mt 5.23-24).

O Cristão vive em paz com Deus e com o seu próximo. Pois sem Deus é impossível ter paz verdadeira e sem estar em paz com o próximo é impossível ter paz com Deus.

Nós sozinhos não conseguimos ter paz nem conosco mesmos. Mas Jesus vem ao nosso encontro e oferece a sua paz: “—Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.” (Jo 14.27). O Espírito Santo de Deus está conosco, nos levando a cumprir os mandamentos e assim ter paz com Deus e com o próximo.

Se alguém perguntar a vocês: Como vive o Cristão?

Vocês podem responder: Obedecendo os mandamentos e em Paz com Deus e com todas as pessoas. E vocês ainda podem dizer: O cristão vive na certeza da vida eterna.

Porque se procuramos cumprir os mandamentos, nós temos paz com Deus e com os outros. Estando em paz com Deus nós podemos ter certeza que ele nos dará a herança reservada para seus filhos: a vida eterna.

O cristão nasce, renasce, cresce, quase sempre constitui família e morre. Mas a morte é só um caminho para a vida eterna. Nós vivemos esperando vida eterna, mas enquanto esperamos podemos estudar, trabalhar e testemunhar.

Jesus diz: “Eu estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa, e nós jantaremos juntos.” (Ap 3.20). E João diz também: “Por isso guardem no coração a mensagem que ouviram desde o começo. Se aquilo que ouviram desde o começo ficar no coração de vocês, então viverão sempre unidos com o Filho e com o Pai.” (1Jo 2.24).

É certo que todo cristão é um ser humano e pecador. Por mais que tente não consegue viver perfeitamente como Deus quer. O cristão sozinho não consegue cumprir a Lei de Deus, nem ter paz com Deus e com as outras pessoas. E por isso, o cristão sozinho nunca pode estar certo de sua vida eterna. A pessoa, sem Cristo, está a caminho do inferno, porque toda nossa vida, sem Cristo, desagrada a Deus.

Mas em Jesus Cristo somos mais que vencedores. Em Jesus Cristo conseguimos viver como verdadeiros cristãos. Por causa de Cristo e por meio dele, Deus nos considera justos e cumpridores da Lei. Então temos paz com Deus e com os outros. E temos a certeza da vida eterna.

Portanto, se alguém perguntar a vocês:

Como vive um Cristão?

Respondam: o cristão vive assim como eu vivo:

1. Obedecendo aos mandamentos;

2. Em Paz com Deus e com o próximo;

3. Certo da sua vida eterna.

Porque “...a verdade é que Cristo foi ressuscitado, e isso é a garantia de que os que estão mortos também serão ressuscitados.” (1Co 15.20). E nós que somos e vivemos como cristãos seremos levados para junto de Deus onde viveremos eternamente. Pois nascemos, renascemos e nunca morreremos eternamente, porque Jesus ressuscitou e nos ressuscitará também. Amém.

Cristo vive, nós também viveremos. Aleluia. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Venécia-ES

Soli Deo Gloria

Um comentário:

  1. Parabens reverendo,sou um novo luterano e estou gostando muito,a igreja é muito boa,seus ritos etc.

    Fique com DEUS.

    ResponderExcluir

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...