segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Em Cristo a vitória é certa

1º Coríntios 9.16-27

5º Domingo após a Epifania.

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Queridos irmãos e irmãs em Cristo...

A vida cristã, várias vezes é comparada aos esportes. No texto de 1º Coríntios, quem faz a comparação é o apóstolo Paulo. Segundo ele, a sua vida cristã é como uma corrida ou uma luta de boxe.

O objetivo de Paulo, ao escrever sua carta aos Coríntios, é animar as pessoas a permanecerem firmes na sua fé até o fim da corrida. Até o fim da vida. Ele não quer que as pessoas desistam de sua fé quando encontram problemas e obstáculos a transpor. Antes disso, Paulo deseja que as pessoas fixem o seu olhar no prêmio que Jesus alcançou e que guarda para todos os cristãos na vida eterna.

Para aquelas pessoas que praticam algum tipo de esporte certamente fica mais clara a comparação que Paulo faz.

Correr, por exemplo, não é fácil. Logo que você começa a correr seu corpo começa a ficar todo dolorido. Mesmo que você já corra há bastante tempo. Depois de uns dez minutos correndo, parece que você está revigorado, mas logo começam as dores novamente. Existem pessoas que treinam para corridas profissionais. São treinamentos exaustivos e cansativos. São lutas contra as dores, as distensões musculares, contra a balança... Por vezes os atletas não podem comer aquilo que gostariam, pois amanhã têm um treinamento ou uma corrida. É uma vida de dedicação e privações para, talvez conseguir o prêmio na linha de chegada.

Outro esporte comparado com a vida cristã é o Boxe. Um esporte violento e cheio de perigos. Um esporte que também precisa de muita dedicação e treinamento. E um esporte que pode levar seu atleta à derrota em menos de um segundo. Basta que ele esteja com a guarda baixa e leve um soco violento no rosto. Quantos atletas caíram nocauteados!

Mas o que tem isso tudo a ver com a nossa vida?

Tudo — diz o apóstolo Paulo.

A vida cristã é uma mistura de corrida com boxe. É como se estivéssemos correndo em direção a um prêmio, ao mesmo tempo em que temos de nos defender dos socos das tentações, das pedras no caminho, do cansaço durante a corrida ou a luta... A vida cristã é uma corrida ao céu e uma luta contra Satanás.

Os atletas sabem quanta preparação é necessária para não serem derrubados em seus esportes. Assim os cristãos também precisam estar preparados na sua vida diária, para não serem vencidos no caminho e perder o prêmio na chegada.

Exatamente por não poder comer qualquer coisa, os atletas precisam se alimentar bem, para que não faltem forças no meio da corrida ou da luta. Alguém que passe dois dias comendo apenas alface, dificilmente conseguirá correr um ou dois quilômetros ou defender-se dos ataques do inimigo.

Assim como os atletas se alimentam bem para poder vencer todos os obstáculos, nós precisamos nos alimentar da Palavra de Deus para vencer os obstáculos da vida cristã. Precisamos ler e estudar a Bíblia. Vir à igreja e participar da Santa Ceia. Precisamos pedir perdão de nossos pecados e crer no perdão gratuito pela fé em Jesus Cristo.

Lembre-se que para receber o perdão não adianta apenas pedi-lo, é necessário pedir perdão com a intenção de não pecar mais. Vejam o que diz o Salmo 32: 3Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro. ... 5Então confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados. 6Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar. Assim, quando as grandes ondas de sofrimento vierem, não chegarão até eles. E o salmo ainda orienta: 9Não seja uma pessoa sem juízo como o cavalo ou a mula, que precisam ser guiados com cabresto e rédeas para que obedeçam.

Você quer ganhar esta corrida?

Se quer, o caminho é treinar e treinar mais e mais. Lendo a Bíblia, praticando boas obras por amor a Deus e ao próximo, ofertando para a missão, testemunhando. E isto é permanecer fiel à Palavra de Deus.

Satanás atacará você de todos os lados. Virão socos financeiros. Virão socos familiares. Virão socos na saúde e onde mais ele puder te tentar. Assim como um lutador de boxe sempre precisamos estar com a defesa pronta. Pois os ataques acertarão sempre onde nos dói mais.

Nossa defesa é a Palavra de Deus e uma vida consagrada, pois quanto mais nos aproximamos de Deus, mais nos afastamos da influência de Satanás. Quanto mais nos alimentamos da Palavra de Deus, mais fortes ficamos para a corrida e a luta diária.

Das famílias que estão sendo destruídas, a grande maioria afastou Deus de sua casa. São famílias que não tinham momentos de oração, que não iam à igreja, que achavam que ofertar era o suficiente e esqueciam que Deus oferece mais, oferece sua Palavra confortadora e orientadora, oferece também perdão dos pecados e a Santa Ceia para fortalecer a fé. Tais pessoas puseram Deus para fora de suas casas, de seu trabalho, de sua vida... E sem Deus a vida desmorona.

A sua família como vai? Será que Deus ocupa o lugar central na sua sala, ou seu Deus é outro? Quem sabe a TV? As fofocas?

Coloque Deus no centro de sua vida, do casamento, da amizade, do trabalho, de tudo... Pois ele traz a paz para esta vida e a vida eterna.

Os atletas profissionais esperam uma medalha e dinheiro no fim de cada competição. Para o cristão o prêmio é a vida eterna. Não apenas uma coroa de folhas de louro, ou uma medalha de ouro e um cheque polpudo, mas a coroa da vida eterna!

Este é o prêmio que Jesus ganhou e que Deus dará a todos que permanecerem fiéis, correndo apegados à Jesus Cristo, que é o primeiro vencedor e nos espera com o prêmio eterno.

E por fim, se nos acharmos fracos para a corrida diária, o profeta Isaías (40.28-31) nos lembra: “Será que vocês não sabem? Será que nunca ouviram falar disso? O Senhor é o Deus Eterno, ele criou o mundo inteiro. Ele não se cansa, não fica fatigado; ninguém pode medir a sua sabedoria. Aos cansados ele dá novas forças e enche de energia os fracos. Até os jovens se cansam, e os moços tropeçam e caem; mas os que confiam no Senhor recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.”

Vamos firmes e adiante, pois em Cristo a vitória é certa. Amém.

E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. Amém. (Fp 4.7)

Pastor Jarbas Hoffimann – Nova Venécia-ES

Glórias Somente a Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...