domingo, 5 de fevereiro de 2012

Sermão 05/02/2012

5º Domingo após Epifania - A
5 de Fevereiro de 2012

Somos salvos pela sabedoria de Deus

Texto Base: 1Co 2.1-12

Salmo do Dia:        Salmo 112.1-9
Antigo Testamento:    Isaías 58.3-9a
Epístola        1º Coríntios 2.1-12(13-16)
Evangelho do Dia    Mateus 5.13-20

Estimados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Aproximadamente 2% da população mundial é considerada superdotada, tendo assim um QI acima da média, sendo considerado uma pessoa de grande inteligência. Temos exemplos de superdotados que tem um conhecimento ainda maior. Crianças que com 2 anos de idade já falavam como adultos. Outro exemplo de uma criança de 2 anos que ouviu uma música num restaurante, quando chegou em casa, sentou no piano e tocou a música sem errar uma só vez.
São pessoas de grande inteligência. Porém, mesmo com tanta inteligência, com tanta capacidade de raciocínio, ainda existe uma sabedoria muito maior, que é a sabedoria de Deus, revelada a nós na Escritura Sagrada. Essa sabedoria vai além do entendimento, além da capacidade de compreensão humana. A palavra de Deus diz: “Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. 1Co 1.25. 
Deus é mais do que superdotado, tem o maior QI de todos, na verdade Deus é a sabedoria como um todo. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou no coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam”. 1Co 2.9. Nenhum ser humano é capaz de conhecer a Deus completamente, pois vai além do nosso entendimento. Somente conhecemos Deus pela sua revelação a nós.
Na verdade existem dois tipos de sabedoria. A sabedoria humana e a sabedoria divina. Ambas são importantes, porém tem funções diferentes em nossa vida e são distintas.
A sabedoria humana tem um valor muito grande. É importante que essa sabedoria seja ressaltada e ela está ligada também a Deus que dota a cada um com habilidades diferentes. Como é importante o desenvolvimento da medicina, médicos que são considerados verdadeiros gênios. Técnicas que ajudam as pessoas, que salvam vidas.
A tecnologia como facilita a vida das pessoas, como ajuda em muito na medicina, na educação, no desenvolvimento humano. A sabedoria do ser humano deve ser usada para o benefício do ser humano.
Porém, sabemos que grandes descobertas cientificas, de pessoas com grande sabedoria foram e são usadas para prejudicar as pessoas. Por isso precisamos ver quem é verdadeiramente sábio.
Quem é sábio hoje? Aquele que é esperto, que consegue as coisas, que se dá bem na vida, que consegue o prêmio nobel da paz. Sábio é aquele que faz muito dinheiro! Descobre a cura de uma doença! A palavra diz: “...se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura para Deus”. 1Co 3.18.
O problema hoje é que a sabedoria está se tornando um fim em si mesmo. Ela é considerada suficiente para a vida do ser humano. Dentro da sua sabedoria o ser humano está encostando Deus de lado.  Deus diz, para aquele que pensa ser muito sábio, que precisa deixar a sabedoria do mundo para ser sábio em relação a Deus.
Assim nós vemos que muitos pensam que a fé é resultado da sabedoria e do conhecimento. Na verdade, o conhecimento a respeito de Deus, a fé, são resultados da sabedoria de Deus em nossa vida. A fé não se apóia em sabedoria – a fé não é fruto da nossa sabedoria – a fé é dom de Deus – “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus”. Ef 2.8.
A sabedoria humana não leva ao conhecimento de Deus. Nenhum ser humano, por mais superdotado que seja vai conhecer a Deus por sua própria inteligência. A sabedoria humana não revela Deus. A sabedoria humana até tem a capacidade de saber que existe um Deus, mas essa sabedoria vai revelar um Deus que julga, condena, e não o Deus do amor que é anunciado e revelado a nós pela Sabedoria de Deus em sua palavra.
Você é sábio? Para responder essa pergunta usamos o exemplo Bíblico de Salomão. Salomão diante de um grande desafio que era reinar todo o Reino de Israel, pediu a Deus sabedoria e Deus o fez. Concedeu sabedoria a Salomão.
“Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar”. 1Rs 4.29. Salomão tinha uma sabedoria além de todos. Sabedoria para escrever, sabedoria para construir. Edificou o Templo. Toda a sua sabedoria o fez adquirir muitos bens, mulheres e acabou caindo na idolatria.
Salomão não soube usar a Sabedoria que Deus lhe havia revelado e dado. A sabedoria do mundo foi colocada acima da sabedoria revelada para a Salvação. Salomão abandonou a Deus, construiu santuários a falsos deuses e a ira de Deus veio sobre Salomão.
Qual a sabedoria que está dominando a sua vida? A sabedoria divina ou a sabedoria humana falha e pecadora.
Deus revela a sua sabedoria a nós. Diz a palavra: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito”. Ou seja, “Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo”. 1Co 2.10. Deus na sua sabedoria revela a nós o segredo da Salvação e do seu amor por meio do Espírito Santo.
Deus na sua sabedoria chama cada um de nós para a Salvação. Deus na sua sabedoria envia o seu filho Jesus para morrer por nós. Aquilo que é loucura para o mundo, é sabedoria para nós. É salvação. Não se deixe iludir pela sabedoria do mundo achando que não precisa da sabedoria de Deus.
Essa é a sabedoria “que nenhum dos poderosos deste século conheceu”. 1Co 2.8. A mensagem da cruz é loucura para a sabedoria humana, pois qual, por mais sábio que seja, iria entregar o seu filho para morrer por outras pessoas?
Deus na sua sabedoria entrega Jesus, o Seu Filho, para morrer por nós e garantir assim a vida que não termina. Essa sabedoria Deus concede a nós por meio do seu Espírito Santo. “Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”. 1Co 2.12.
Deus envia o seu Filho Jesus para pagar o preço da nossa salvação. Deus nos escolheu. Deus revelou a sua sabedoria a nós. Tudo o que sabemos, acreditamos e o que vamos herdar nós devemos a sabedoria de Deus.
Pessoas sábias falam da sabedoria de Deus. A mãe e avó de Timóteo falaram das sagradas letras desde a infância. Paulo não falou do seu conhecimento da Palavra do seu testemunho de vida, mas falou de Cristo para as pessoas. Para a maioria de nós, se não todos nós, podemos ser gratos a Deus que revelou a sua sabedoria a nós por meio de fieis avós, pais, irmãos, tios que fizeram com que a sabedoria de Deus fosse revelada a nós pelo Espírito Santo, por meio da palavra. Pessoas fieis que falaram de Jesus para nós. Essa é a nossa responsabilidade, mostrar a sabedoria de Deus ao mundo.
Nos mundo existem os superdotados. Nós talvez não sejamos superdotados no conhecimento humano, nas ciências, na música, na matemática, mas podemos ser superdotados do conhecimento, da sabedoria de Deus, pois Deus não se cansa de nos revelar a sua sabedoria por meio da palavra.
A sabedoria de Deus transforma a nossa vida, pois essa sabedoria nos mostra o que os olhos não viram, nos fala o que os ouvidos não ouviram, faz penetrar em nosso coração aquilo que não havia sido revelado, e mostra para nós aquilo que Deus tem preparado porque ele nos ama.
Essa é a sabedoria de Deus que nos salva. Amém.

Rev. Valdecir Jair Much — Catanduvas-SC, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente... Compartilhe...

A fidelidade brotará da terra

O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se abraçarão. A fidelidade das pessoas brotará da terra, e a justiça de Deus olhará ...